sábado, 11 de agosto de 2007

10 anos de SOHO





1. Gilka Ma. e Conceição Queirós, 2.Adriano Grangeon e Janete Freitas, 3.Estevão Terceiro

Karine, Gel Queirós e Bartô foram os simpáticos anfitriões do coquetel que reuniu a imprensa no seu SOHO para informar as ações comemorativas, que ocorrerão ao longo dos próximos meses até dezembro. Introduções no cardápio, algumas reformas físicas, um selo comemorativo e melhoria das condições de trabalho dos funcionários estão na pauta. Das mais interessantes ações estão ligadas ao público infantil, que é clientela assídua e exigente. Como de costume, tudo estava impecável, e é inevitável mencionar a competência deste trio!

Delícia&Delícia &Delícia

O clima está bem propício para um soufflé, e por sorte em Salvador se pode comê-los como na França. Todos os da casa são irrepreensíveis, mas se eu fosse você, pediria o de lagosta. Cremoso, leve e fofo na medida, guardando o sabor natural do crustáceo, é de fato uma experiência gastronômica das melhores. No OUI na Bahia Marina, onde o festival de soufflés acontece até o dia 30.

TCA, que onda é essa?

Noticiamos com alegria que os ingressos para eventos no TCA já poderiam ser pagos com cartão Visa. Na hora de comprá-los, o bobo absurdo: Momix para o dia 22, sim, pôde ser pago com cartão, mas para dia 23, não. Só cash. Tá bom, então sai, saca o dindin, volta pro fim da fila, e mais uma resolução ridícula: não se pode comprar 5 ingressos. Só um máximo de 4... Gramacho explica???..

Quem sabe, sabe!

Conhecido como o maior especialista em vinhos do país, o paulista Manoel Beato, sommelier do restaurante Fasano, protagoniza dois momentos especiais no restaurante Amado no próximo dia 19, domingo. Às 15h, ele recebe o público para uma tarde de autógrafos de seu livro Guia de Vinhos Larousse, editado ano passado, com dicas direcionadas a leigos e especialistas no assunto. Às 20h, ele mostra a experiência adquirida ao longo de mais de 20 anos durante um sofisticado jantar, fazendo uma harmonização comentada dos vinhos com pratos criados pelo chef da casa, Edinho Engel. O cardápio traz delícias como salada de camarões de barriga amarela do Pará em aroma de erva doce, moqueca de lagosta e caju com purê de inhame, e paleta de cordeiro cozida 24 horas com ragú de cogumelos e mandioquinha confit. Além disso, o Amado estará lançando a sua nova carta de vinhos assinada por Beato. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3322-3520.

A recriação do Bernard....

... até o momento não foi feliz. Com um projeto arquitetônico excelente porém com decoração um pouco pesada e formal. O serviço que deveria ser formal, não é. Deixa muito a desejar e os preços são excelentes. Para os donos, rsrsrs. A comida costuma vir fria à mesa. Pérolas de garçons e maitres foram registradas em curto período. O maitre sugeriu a uma jovem sra. q não pedisse aquele peixe de jeito nenhum pois era muito insosso. Um garçon foi gentil e ofereceu a um cliente mais um "breque" (Johnny Walker Black Label). Outro derramou sobre um cliente uma taça de champagne cheia. Ao invés de se desculpar, sumiu. O maitre a tudo assistiu e virou as costas. Ignorou o incidente. O cliente teve o desprazer de terminar de comer inteiramente ensopado. E olha que o grupo de proprietários tem boa experiência. Imagino que tudo tende a se ajustar.

Comidinhas para um jantar de amigos.


Pão diabólico (em forma de bolo) e salada frenética (apelidaram assim pq disseram q é bonita e gostosa)

Preparei estes para levar na quinta prá casa de amigos queridos. Todos querem a receita, mas a do pão, não dou, não dou, não dou. Explico: tenho a sorte de ter amigos fantásticos que me convidam muito. Gosto de mimá-los com comidinhas preparadas por mim mesma. Todos eles A D O R A M este pão. Se eu lhes der a receita, vão aprender a prepará-lo e não me convidarão mais, já que desconfio q só me convidam por interesse no tal do pão!!!

Salada:
Mix de folhas (usei alface mimosa, americana e rôxa, rúcula e agrião)
2 xic de uvas verdes cortadas ao meio e descaroçadas
2 xic de melão orange cortadas com boleador pequeno
2 xíc queijo gorgonzola firme em pequenos cubos
1 xic de nozes
12 dentes de "ajos tiernos) (asse o alho regado com vinagre balsâmico e azeite de oliva envoltos em papel laminado até q fiquem caramelados.)
Arrume bem lindo em uma charmosa saladeira.

Molho:
3/4 xíc azeite de oliva de primeiríssima
1/4 xíc vinagre balsâmico
1/4 xíc água gelada
2 cl sopa de mostarda francesa
2 cl sopa de mel
sal ao gosto
pimenta do reino preta moída ao gosto.
Misture muito bem, gele e sirva em molheira à parte para q a acidez não faça a salada murchar, e cada um possa usar na sua medida.

Curtam e celebrem a vida!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Sheila Auster, ABX/Contempo, NYC & o mundo...



Recém-chegada de viagem de pesquisa de moda em Nova York, Sheila Auster se prepara para mostrar a coleção Primavera/Verão 2007/2008 da ABX/Contempo, na sexta-feira, dia 17, das 9h às 21h. No mesmo dia, durante happy hour regado a prosecco e canapés a partir das 17h30, a loja do Barracenter servirá de cenário para o lançamento da edição de agosto da Revista Joyce Pascowitch, que traz um roteiro com dicas de onde ir em Salvador. De São Paulo, representando Joyce Pascowitch, quem vem acompanhar o lançamento de perto é a baiana Juliana Ferraz, braço direito da jornalista paulista.

Cheese cake para alegrar a vida.

Para a massa
Ingredientes
1 xícara (chá) de bolacha tipo maisena triturada
1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
2. Numa tigela, junte a bolacha triturada e a manteiga.
Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
Transfira para uma fôrma refratária de 15x25 cm e aperte bem com as costas de uma colher, cobrindo todo o fundo.
3. Leve a massa ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Reserve.

Para o recheio
Ingredientes
1 xícara (chá) de cream cheese
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de suco de limão
2 ovos

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
2. Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese, o açúcar, a farinha e a essência de baunilha. Bata até misturar bem. Junte o creme de leite, as raspas e o suco de limão e bata por mais 2 minutos. Pare de bater, raspe o fundo da tigela da batedeira com uma espátula para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Mude a velocidade para média e acrescente os ovos, um a um. Bata até obter um creme consistente.

Géleia
Ingredientes
1 potinho de geléia Dalfour ou Queensberry de damasco, morango ou framboesa
1/2 xíc de água
2 cl sopa vinagre balsâmico

Modo de fazer
Leve ao fogo baixo até obter uma redução de textura pouco líquida. (sacou comé?)

Montagem
Espalhe o recheio sobre a massa preparada e leve ao forno por 30 minutos ou até que, ao balançar a fôrma, o centro da torta esteja firme. Leve à geladeira. Na hora de servir, espalhe a geléia sobre a superfície.

domingo, 5 de agosto de 2007

Mais um programa bacana!

O Dona Mariquita, na Rua do Meio, Rio Vermelho, tem ambiente refrigerado em meio a cortinas com bordados richelieu, quintalzinho acolhedor. Luminárias com ares orientais diversificadas, com patchwork em lindas cores feitas à mão pela própria Leila, e serviço atencioso . Ela, que é a dona e chef, observou com propriedade que para se comer comida popular ou “pesada”, a única chance era desafiar higiene e segurança, comendo em barracas ou mercados de rua. Isto a motivou a abrir a casa. Entre muitas outras maravilhas da culinária caseira rústica, serve beijús com recheios diversos, bacalhau desfiado com arroz branco dentro de côco verde com um pouco de sua polpa, feijoadas diversas, maniçoba, dobradinha, e muito mais. Na sexta apresentava-se um trio tocando e cantando o melhor da MPB, programa dos mais agradáveis. Mazzo Guimarães cantava ao som do violão de Luciano Salvador Bahia, e percussionista de quem, sorry, não sei o nome. Luciano http://www.lucianosalvadorbahia.com.br/, tem ótimos trabalhos, e breve estará no palco do TCA acompanhando Elza Soares. Fiquem atentos!

Um lugar com muitos tons.


Na sexta duas amigas me sugeriram acompanhá-las ao Tom do Sabor, onde tocaria um dúo chamado "As meninas". Ingrid Steinhagen toca flauta e saxofone, e Isa Carvalho, piano. De Bach a bossa nova, passando pela música americana, uma apresentação prazerosa! O lugar tem tudo para bombar. A simpática Babi é uma gerente extremamente atenta e antenada, q conta nos fins de semana com o reforço da presença de Juju Luz para receber a clientela. Serviço atencioso e bem cuidado, menu criativo, projeto excelente com palco para pocket shows. Naquela noite, mais tarde, se apresentaria o violonista baiano Roberto Mendes. No andar de cima um bar, onde há imensos sofás quase camas para quem quiser "se jogar" alí. De negativas só duas coisas: a luz intensa sobre as mesas, e o fundo de palco azulejado. A última realmente i m p e r d o á v e l!!! A casa, no Rio Vermelho, faz conjunto com a livraria Tom do Saber e a Pizzaria Piola. A livraria tem lindo mobiliário e um acervo de 1ª. Breve sua varanda será aberta ao público, e lá se poderá ler enquanto se comem saladas, quiches, sanduíches espertos, sucos, etc. O público é predominantemente acima dos 35/40, e é charmosa a movimentação restô/livraria/pizzaria. MUITO legal!Rua João Gomes, 249, Rio Vermelho, tel: 3334-5677.

Esta dieta é impossível, infelizmente.

Querido blog. Sorry, menti prá vc e prá mim mesma. A dieta é, sim, impossível. Talvez num retiro possa acontecer, mas não numa metrópole, com vida agitada e tendo um mundo de amigos profanos. É inviável preparar em centrífuga um suquinho de cenoura e folhas verdes 3 X ao dia no carro, no escritório do cliente, nas lojas por onde trabalho, etc. Não é possível ser feliz comendo só algumas frutas, alguns legumes e verduras, folhas, yogurt natural e melaço, beber só água e chá de cavalinha. Os q acreditam q me perdoem, mas a vida perdeu a cor. Ficou toda amarelinho quase branco, e eu também. Murchei e fiquei sem graça. Entretanto, aprendi q açúcar branco nem pensar, pois come o cálcio todo, farinha branca, chocolate, ovos e laticínios entopem o nariz, que café e chá são excitantes e impedem que se durma bem, e muitas coisas mais que incorporei aos meus hábitos alimentares. Pensei finalmente, porque Deus na sua santa sabedoria criou e deixou q o homem inventasse tanta delícia comestível? E afinal, qdo Jesus fez o milagre de dividir alimentos, foi abóbora q Ele repartiu? Não, foi pão!!!

"Se alguém cruzar seu caminho, não pergunte de onde veio, e sim para onde vai, para ver se podem ir juntos" frase de meu pai, simplificado de algo que leu de Nietsche.



Não percam: no final da página cliquem em postagens mais antigas para ler mais FLUPS!