sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Delícia&Delícia &Delícia


Couscous marroquino é o que há, e era dificílímo encontrá-lo em Salvador, até o bahiano Artur Nascimento resolver voltar às origens. Saiu daqui aos quinze anos, e depois de rodar o mundo em grandes aventuras, especialmente na França e Marrocos, foi cozinheiro da seleção brasileira de futebol no exterior. Temporariamente pendura suas chuteiras em Itapoan, onde serve o couscous com os 7 legumes de praxe e um ensopado de carneiro perfeito, temperado com as especiarias originais (cardamono, cravo, canela, noz moscada, açafrão e gengibre). Esta é apenas uma de suas especialidades. Chegar no Lê Bistrô d’Artur é meio difícil, então ele que explique: 3285-1658.

“Os Sertões”: letra e música

A grandiosidade do texto também será expressada através da música. No total, são cerca de 200 músicas, compostas em sua maioria, pelo diretor José Celso Martinez Corrêa. Pandeiro, tamborim, percussão, piano, sanfona, flauta, guitarra, trompete e cavaquinho são alguns dos instrumentos usados para criar os mais variados ritmos presentes nas cinco peças. Do baião ao frevo, passando pelo samba e diversos ritmos africanos, a banda, composta por oito músicos e mais 5 cantores-atores, é responsável por contar e cantar a saga narrada por Euclides da Cunha, em livro homônimo. As cinco peças que compõem "Os Sertões" serão encenadas em Salvador de 05 a 09/09, no Museu du Ritmo.

Espalhando seu som pelo mundo


Em primeiríssima mão: o CD lançado na Espanha, "A Gente Ainda Não Sonhou", de Carlinhos Brown, acaba de ser escolhido para concorrer ao Grammy de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. Brown é acolhido pelo mundo afora, e conversar com ele é uma viagem. Este bahiano iluminado é cantor, compositor, arranjador, produtor, pesquisador e incentivador musical. Tem mais de 400 obras gravadas por intérpretes consagrados como Maria Bethânia, Cássia Eller, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Bebel Gilberto, dentre muitos outros. Suas apresentações no cenário musical internacional incluem nomes como Black Eyed Peas, Carlos Santana, Ricky Martin, Sergio Mendes, Omara Portuondo e Ornella Vanoni. Brown é de uma transparência e disponibilidade surpreendentes ao falar de sua música. Respondendo à pergunta desta coluna, se compunha fora da Bahia como aqui, respondeu prontamente: “ ... componho sempre fora de mim, ou seja, onde eu estiver me abstraio do entorno e do auto controle e deixo a imaginação mandar...” Gênios são assim!

Beatles são eternos




Quem contabilizaria o número de beatlemaníacos da Terra? Deve ser tarefa impossível, mas que é imenso, não há dúvidas. Em Salvador mesmo há uma legião deles, e ficam exultantes a cada última terça feira dos meses. É que nestas datas Antônio Portela, um dos fundadores do Beatles Social Club e dos maiores entusiastas da emblemática banda, abre as portas de sua Companhia da Pizza para acolher bandas cover do quarteto inglês e seu fiel público. Última terça, a banda “Lado Beatles” comandou a festa, recebendo os convidados: Faustão, Koyotes e Manuela Rodrigues. Todos interpretaram canções dos Beatles, é claro. Izaurinha Heck, Mário Sérgio Silveira, Adriana Dantas, Keka Almeida, Márcio Melo e Cecé Viana estavam entre os que vibravam com as canções eternas. O Beatles Social Club é gratuito: é só chegar e participar.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Não comerei da alface a verde pétala

(colaboração de minha querida Kátia Fraga Jordan)

Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem mais aprouver fazer dieta.

Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas pêras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas

Não nasci ruminante como os bois
Nem como coelhos, roedor nasci
Omnívoro: dêem-me feijão com arroz

E um bife, um queijo forte, e Parati.
E eu morrerei feliz, do coração.
De ter vivido sem comer em vão.

Vinícius de Moraes
Em "Livro de Sonetos"

domingo, 26 de agosto de 2007

Delícia&Delícia&Delícia

Chocolate já é bom, imagine então uma Sinfonia de Chocolates. Numa linda taça grande sobrepõe-se uma camada de mousse de chocolate amargo com cacau, outra de chocolate ao leite com café, e mais uma de chocolate branco com baunilha. O criador, Edinho Engel do Amado, ADORARIA que você repetisse, mas você correria o risco de ser assassinado pelo seu (sua) personal trainer.

Gênio é outra coisa!!!

Que pena de quem perdeu as duas apresentações da grandiosa companhia americana MOMIX no TCA quarta e quinta passadas! Técnica, iluminação, trilha sonora e concepção de tirar o fôlego e para se pensar: depois de assistir ao Momix nada em dança surpreenderá.

Chegando com força

Estilista que é chamada pela imprensa do Rio de “Chanel Carioca” Mara Mac Dowell é jornalista por formação, e encontrou seu talento no mundo da moda. Criar roupas com atitude e investir no modo de vida de mulheres atuantes e atuais são seus objetivos. Sua griffe, a Mara Mac, aposta em roupas de qualidade com estilo inovador e abre, na próxima quarta-feira, dia 29, sua primeira loja baiana. Boa aquisição para o mulherio de muito bom gosto que reconhece qualidade.

Elenco em noite alto astral

Há tempos não se juntavam no mesmo espaço tantas tribos diferenciadas e interessantes. Lá estavam Ricardo Chaves com Pat e Bell Marques com Aninha. Estes artistas têm carisma e sabem como seduzir pela simpatia e simplicidade no contato com todos. Pierre Onassis foi outro que circulou à vontade. Daniela Mercury chegou bem atrasada, cercada de grande aparato e dando uma de diva, e colocou-se em salão privado, parecendo achar que não devia se juntar aos simples mortais. Diga-se de passagem que o público prresente, nem tchum! Como convém a uma festa moderna, haviam os socialites, alpinistas e periguetes de praxe, e jornalistas, gente de comunicação e publicitários. Um grande número de clientes da casa também contribuiu para encher os salões repaginados. Aurora e Luís Mendonça, Kissinha Borges e Mailô Veloso, Jackie Costa Lino, Heitor Reis, Giácomo Mancini, Cecé Viana, Mário Sérgio Silveira e Adriano Grangeon estavam entre os animados convidados para a reabertura do Boi Preto.

"Se alguém cruzar seu caminho, não pergunte de onde veio, e sim para onde vai, para ver se podem ir juntos" frase de meu pai, simplificado de algo que leu de Nietsche.



Não percam: no final da página cliquem em postagens mais antigas para ler mais FLUPS!