segunda-feira, 21 de julho de 2008

Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína.

Lamentavelmente este verso da canção Fora da Ordem, de Caetano Veloso, não poderia descrever melhor o momento de Salvador. Há uma explosão de lançamentos imobiliários, oferecendo toda sorte de unidades, algumas com luxo e espaços para atividades inimagináveis. No que diz respeito a restaurantes e bares, dá-se o mesmo fenômeno, e não há um mês em que não se inaugurem novas casas. Shoppings cada vez mais bem equipados trazem novidades em lojas e serviços. Concessionárias oferecem carros magníficos, muitos deles importados, que se vendem como pão quente.Tudo isto gera empregos, o que é muito bom. Em contrapartida, a infra-estrutura da cidade não corresponde. É complicado bater o ponto na hora certa, utilizando o lastimável transporte público, insuficiente não só em quantidade e qualidade, senão também nas suas rotas. O trânsito, caótico em todas as áreas de maior fluxo, põe à prova os nervos de todos, especialmente daqueles que têm que cumprir uma agenda para sobreviver. A falta de ciclovias e a própria topografia da cidade inviabilizam o uso de bicicletas. Vias importantes da cidade, como a Avenida Magalhães Neto, por exemplo, não têm calçadas ou faixas de pedestre, o que obriga o cidadão que vai a qualquer local nas proximidades a colocar mais um carro no trânsito, para não ser atropelado. Calçadas, dos bairros mais ricos aos mais carentes, são esburacadas, desniveladas, tomadas pelo mato, lixo, ou inexistentes. Todos os candidatos a prefeito deveriam tentar caminhar por elas. Não só em campanhas ou no famoso corpo a corpo, e sim no seu bairro, nas imediações de seu escritório, indo a pé até a farmácia, ao barbeiro, à padaria ou a um prédio próximo. Seria um excelente treinamento para o cargo pretendido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece um pouco de histeria, não é? Tantos prédios de apartamento sendo lançados no mercado... Tenho um colega de trabalho que todo mês troca de celular. Qual é a relação? O consumismo como forma de aliviar o estresse e a tensão do dia a dia Tipo aquela história de "estou triste, vou para o 'shopping' comprar...", o alívio é imediato na mesma medida que é passageiro. Bom, não sou especialista em mercado imobiliário, aliás, em mercado nenhum, mas é assim que me parece tudo: estresse-consumista. Eu por exemplo, moro de aluguel, enquanto alguém nesta cidade de Deus deve ter pelo menos uns 30 apartamentos - sei lá se é muito ou pouco... Mas graças ao Cara la de cima eu tenho o "meu", pior ainda é quem não tem e quando chove muito ainda fica com medo de perder o que não tem... Quanto a dirigir e andar de bicicleta, bah!, gostaria muito de poder confiar nos motoristas de Salvador, para mim seria maravilhoso poder ir a todos os lugares de bike. Infelizmente, ainda teria outro problema, a cultura da cidade não disponibiliza um banheiro adequado nos locais de trabalho para tomar um banho após chegar, caso seja necessário (acho que sempre é...). Carro, particularmente, eu detesto... Por isso gosot de morar na Graça, consigo fazer muitas coisas a pé! E adoro ver as pessoas à rua... Já o Itaigara eu odiei morar: cidade fantasma, pessoas zumbis. Argh! Espero que não mores no Itaigara, se morar, não se onfenda! ;)


"Se alguém cruzar seu caminho, não pergunte de onde veio, e sim para onde vai, para ver se podem ir juntos" frase de meu pai, simplificado de algo que leu de Nietsche.



Não percam: no final da página cliquem em postagens mais antigas para ler mais FLUPS!